Produtos em 2ª mão para mamãs, bebés e crianças até aos 12 anos.
Faz o teu Login
ou Regista-te
5
cesto
Início Dicas
Alimentar o teu bebé – Parte I
Os primeiros meses de vida do teu bebé são fundamentais para a habituação ao seu novo habitat e à nova forma de se alimentar. Ele vai precisar de toda a tua atenção no que respeita à sua alimentação, pois é fundamental para manter o seu organismo são.

Muito se fala sobre a amamentação, as mais valias para o teu bebé e até para a recuperação do teu corpo. O leite produzido pelo teu corpo encontra-se em ótimas condições de higiene, sem riscos de contaminações. A temperatura do teu leite é a ideal e protege o corpo do teu bebé, evitando as queimaduras, que por vezes acontecem na toma de leite através de biberão.
O leite é um alimento completo, mas só se a tua alimentação também for equilibrada. Por vezes o teu bebé pode não ficar saciado com o teu leite, mas normalmente não é pela quantidade, mas sim pela qualidade do mesmo. A tua alimentação nesta fase é muito importante, tal como na fase da gestação, pois o leite materno só é completo se a tua alimentação for equilibrada e saudável. Este é um excelente momento para procurar uma nutricionista que trabalhe contigo num plano alimentar, uma vez que é essencial enriquecer a alimentação do teu filho.
A composição do leite materno prevalece como uma mais valia também para o organismo do teu bebé, pois está totalmente adaptado ao corpo dele, ou seja, não tem compostos que podem causar cólicas, mau estar ou intolerâncias/alergias. Por último, é importante não esquecer a mais valia da proteção e fortalecimento do sistema imunitário do bebé.
É sabido que durante os primeiros 12 meses de vida, a ingestão de leite de vaca é contra-indicado pois o organismo dos bebés não está preparado com as enzimas que garantem a sua digestão e metabolização. Além disso, este leite é rico em gorduras saturadas, pobre em ácidos gordos insaturados e a biodisponibilidade de cálcio é inferior ao do leite materno.

Para o bebé, a água é também muito importante e cerca de 60% das suas necessidades são fornecidas pela toma do leite materno. Deverás suplementar os restantes 40% através de biberão. Estima-se que a quantidade de água que é necessária nesta fase é o equivalente a 150ml/kgs por dia. Assim, basta fazeres as contas à necessidade de água do teu bebé tendo em conta o seu peso. No que respeita ao tipo de água, deverá ser mineral natural, ou da torneira, mas previamente fervida por forma a diminuir o risco das infeções.

O leite materno, caso seja possível, deve ser dado em exclusivo até aos 6 meses de vida do bebé e a introdução de novos alimentos deverá ser após este período.O ideal será intercalar a amamentação e a introdução dos alimentos até aos 2 anos de idade. Hoje em dia, é cada vez mais difícil cumprir estes limites pois, infelizmente, temos cada vez menos tempo. Assim, caso a introdução das formulas lácteas sejam feitas logo após o nascimento ou intercalado com o leite materno, a introdução dos novos alimentos deve ser feita a partir dos 4 meses.

E qual é a ordem dos primeiros alimentos a dar ao teu bebé?
Bem, esse tema ficará para o próximo artigo. Fica atenta!

Dra. Magda Roma, nutricionista (ON 1301)
Directora das Clinicas FEM e Mentora do Wellme Concept.
Telm: 963655330
e-mail: nutriconsultas@sapo.pt
http://femmr.pt/
https://www.facebook.com/saudenogarfo
Login
isto é um erro
Esqueci-me da password! Se ainda não estás registado, regista-te.
ou faz login através do:
Registo
Li e aceito os Termos e Condições
isto é um erro
ou regista-te através do: